Grupo libanês captou vídeo de 10 minutos que expõe áreas residenciais, militares, depósito de armas e porto de Haifa, a 27 quilômetros da fronteira entre os países.
Em meio à escalada de tensões, o movimento libanês Hezbollah publicou nesta terça-feira (18/06) um vídeo de aproximadamente 10 minutos gravado por drones de vigilância no qual mostra imagens de “pontos sensíveis” do norte de Israel, incluindo o porto da cidade de Haifa.
De acordo com o jornal The Times of Israel, ainda não há informação de quando as imagens divulgadas pelo grupo teriam sido captadas.
O vídeo registra áreas residenciais, militares, de defesa e energia de Haifa, além de suas instalações portuárias. A cidade fica a 27 quilômetros da fronteira libanesa e nela habitam cerca de 300 mil habitantes.
Hezbollah has published a video showing one of its reconnaissance drones flying over northern Israel, including the Haifa port. pic.twitter.com/7UxfpiX3Io
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) June 18, 2024
Segundo o jornal britânico The Guardian e a agência de notícias AFP, nas imagens constam uma fábrica da empresa de armas RAFAEL, incluindo baterias do sistema de defesa aéreo israelense Domo de Ferro, depósitos de motores de foguetes, e instalações e radares do Estilingue de Davi, desenvolvido com os norte-americanos para abater foguetes disparados de uma distância entre 100 a 200 quilômetros, segundo o Opera Mundi.
Pouco depois da publicação, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) informaram ter derrubado três “alvos aéreos suspeitos” sobre a Galileia Ocidental.
A ofensiva do Hezbollah, aliado do Hamas e apoiado pelo Irã, intensificou-se nas últimas semanas quando seu líder, Hassan Nasrallah, prometeu “mais surpresas” contra Tel Aviv em meio à troca de ofensas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Desde a intensificação das operações militares na Faixa de Gaza, em 7 de outubro de 2023, a resistência libanesa vem declarando seu apoio aos palestinos.