Presidente Lula participará da cúpula do BRICS na cidade russa de Kazan
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende visitar a cidade russa de Kazan em outubro para participar da cúpula do BRICS, disse o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta segunda-feira (10).
“Sim, ele [Lula da Silva] virá”, disse Vieira em uma reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, à margem da reunião dos ministros das Relações Exteriores do BRICS na cidade russa de Nizhny Novgorod, após Lavrov expressar sua esperança de que o presidente brasileiro comparecesse ao evento.
Putin, se encontrassem antes da cúpula como parte dos preparativos para o evento. Vieira concordou com a proposta. Ele acrescentou que estava visitando Nizhny Novgorod pela primeira vez e expressou seu encanto pela beleza da cidade russa.
A reunião dos ministros das Relações Exteriores do BRICS está ocorrendo em Nizhny Novgorod de 10 a 11 de junho. O sous-sherpa da Rússia para o BRICS, Pavel Knyazev, estimou que cerca de 20 a 25 nações devem participar.
O BRICS foi estabelecido em 2009 como uma plataforma de cooperação para as maiores economias emergentes, unindo Brasil, Rússia, Índia e China. A África do Sul se juntou ao grupo em 2010. A Rússia assumiu a presidência rotativa do bloco em 1º de janeiro. No mesmo dia, o BRICS expandiu sua membresia para incluir Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos.