Conib levou evangélicos de extrema-direita para Israel em estratégia de propaganda

Conib levou evangélicos de extrema-direita para Israel em estratégia de propaganda

Compartilhe

Sem Itamaraty, líderes evangélicos responsáveis pela Marcha para Jesus realizaram encontro oficial em Israel

Por Mariama Correia (Agência Pública) – Viagens para Israel guiadas por pastores são eventos comuns entre os evangélicos brasileiros. Mas a programação de uma caravana comandada pelo apóstolo Estevam Hernandes e pela bispa Sônia Hernandes, líderes da Igreja Renascer em Cristo, chama a atenção pela intensa agenda política.

A visita acontece neste mês de junho – em meio à guerra em Gaza, aos estremecimentos das relações diplomáticas com o governo brasileiro e retirada do embaixador brasileiro de Tel Aviv. A programação lembra uma missão diplomática, com uma reunião com o presidente de Israel, Isaac Herzog, encontros com autoridades do Ministério das Relações Exteriores do país e sessões informativas em locais atingidos por ataques do Hamas. A comitiva é formada por cinco lideranças de igrejas evangélicas, incluindo as da Renascer e o pastor Edson Rebustini, da Igreja Bíblica da Paz, em São Paulo.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Renascer em Cristo, o encontro com o presidente de Israel foi articulado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), que é presidida pelo médico Cláudio Lottenberg, ex-secretário de Saúde de São Paulo no governo de José Serra (PSDB), com apoio da Conexión Israel, uma empresa que organiza missões para “fortalecer conexões entre Israel e o mundo latino-americano”.

De acordo com o diretor-geral da Conib, Sérgio Napchan, “esta foi a primeira vez que a entidade articulou uma reunião de pastores evangélicos com o presidente de Israel”. A agenda, segundo ele, foi um “pedido pessoal do apóstolo Hernandes a Cláudio Lottenberg”, de quem é amigo de longa data. Em nota, a entidade informou que “promove encontros entre personalidades e autoridades dos dois países com frequência, como neste caso da viagem dos pastores”. A Agência Pública perguntou ao Itamaraty se o governo brasileiro tinha sido informado do encontro, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

A reunião da comitiva de pastores com o presidente de Israel aconteceu na terça-feira, 4 de junho, na residência presidencial, em Jerusalém, com a presença também da primeira-dama Michal Herzog. Ela já morou no Brasil e fez um agradecimento em português. Por ser um regime parlamentarista, além do presidente, Israel tem um primeiro-ministro, cargo atualmente ocupado por Benjamin Netanyahu.

“No Brasil e pelo mundo vemos irmãos e irmãs da comunidade cristã que entendem que fomos atacados por terroristas e estamos lutando contra forças do mal. Queremos mandar uma mensagem para nossos irmãos de todas as igrejas: nós amamos vocês e queremos vê-los aqui na Terra Santa”, disse Isaac Herzog. “Nós amamos Israel, oramos por Israel, e queremos que essa aliança jamais seja rompida”, respondeu Hernandes, que fez uma oração no fim do encontro.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: