Presidente disse que teve ‘prazer e honra’ de conviver com a economista que morreu aos 94 anos.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, usou as redes sociais neste sábado (08/06) para se despedir e homenagear a economista Maria da Conceição Tavares, que morreu nesta manhã aos 94 anos.
Lula disse que teve o “prazer e honra” de conviver com a intelectual que “adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares”. Tavares nasceu em Portugal e, fugindo da ditadura salazarista, naturalizou-se brasileira em 1957.
“Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social. […] Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil”, disse o mandatário.
Maria da Conceição Tavares é considerada uma referência no pensamento desenvolvimentista e teve passagens importantes pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
O mandatário recordou sua importância, destacando que ainda hoje as aulas administradas por ela “são consultadas pelos jovens em vídeos na internet, pela sua fala sempre franca e direta”.
“Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares”, desejou Lula ao finalizar a mensagem.
Disse Lula:
Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, economista e matemática, uma das maiores da nossa história. Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares. Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social. Formou gerações de economistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou no BNDES, em projetos importantes para a industrialização do nosso país e com a CEPAL em defesa do desenvolvimento da América Latina. Escreveu centenas de artigos e muitos livros. Até hoje suas aulas são consultadas pelos jovens em vídeos na internet, pela sua fala sempre franca e direta. Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil. Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares.