Políticos reagem a ataques contra Erundina: ‘Basta de truculência e barbárie no Congresso’

Políticos reagem a ataques contra Erundina: ‘Basta de truculência e barbárie no Congresso’

Compartilhe

Para Jandira Feghali (PCdoB-RJ), extrema direita usa a violência política para tentar interditar o debate no parlamento. Primeira-dama Janja também clamou pela retomada da civilidade na política.

A deputada federal Luiza Erundina (Psol-SP) deve deixar a UTI nesta sexta-feira (7) e seguir para o quarto. A parlamentar foi internada no Sírio Libanês, em Brasília, após passar mal ontem durante sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Enquanto tentava ler seu parecer contra a retirada de pauta do Projeto de Lei (PL) 1156/2021, que obriga o Estado brasileiro a identificar publicamente os lugares onde ocorriam a repressão política durante a ditadura, a deputada foi alvo de piadas e interrupções de deputados bolsonaristas.

Os ataques contra deputada, decana da Câmara, desencadearam uma onda de solidariedade. Ao mesmo tempo, políticos e personalidades também se manifestaram em repúdio às práticas bolsonaristas. Utilizam-se do ódio político e xingamentos a opositores, com o único objetivo angariar segundos de audiência nas redes sociais.

Nesse sentido, ainda ontem, a vice-líder do governo na Câmara, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), reagiu à violência política da extrema-direita. “Não é mais possível que este clima explosivo seja tolerado no parlamento brasileiro. Este comportamento é um ataque frontal à divergência de ideias e à própria democracia. Em nome da civilidade e em solidariedade à nossa querida Erundina, conseguimos pressionar e suspender a sessão no plenário. Basta de truculência e barbárie no Congresso!”, apelou.

Do mesmo modo, pelas redes sociais, o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) também prestou solidariedade à sua colega de partido, após ser desrespeitada por bolsonaristas.

Disse Boulos:

Toda solidariedade à @luizaerundina, que saiu da sessão da Comissão de Direitos Humanos direto para o hospital, onde está internada, após ser desrespeitada por parlamentares bolsonaristas.

Tenho certeza de que, muito em breve, nossa querida Erundina estará de volta. Mas precisamos nos perguntar: até onde vai a violência política? Basta! Não podemos normalizar cenas como essas.

Disse Janja:

Minha solidariedade a Deputada Luiza Erundina que precisou ser internada após passar por constante ataque de deputados da extrema direita na Câmara Federal. O espaço do diálogo e da democracia foi dominado pelo ódio e violência. Precisamos,urgentemente, recuperar a nossa civilidade.

Disse Randolfe Rodrigues:

Desejo uma pronta recuperação à deputada federal @luizaerundina, que se encontra hospitalizada. Aos 89 anos, Erundina continua a nos inspirar com sua força e dedicação ao serviço público. Que sua saúde se restabeleça rapidamente para continuar a trajetória de luta e compromisso com o povo brasileiro.

*RBA

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: