Grupo de israelenses ataca caminhão e destrói ajuda que entraria na Faixa de Gaza para abastecer população que sofre com bombas e fome.
Um grupo de israelenses bloqueou e destruiu caixas de alimentos e itens de higiene que iriam para palestinos na Faixa de Gaza. A situação ganhou as redes sociais do mundo na tarde de hoje (13). O caso aconteceu em um posto de fronteira em Hebron, entre a Cisjordânia e Israel, e foi capturado em vídeo. Contudo, não se trata de fato isolado. Violações à humanidade são constantes no massacre de Israel contra palestinos.
As imagens contaram com verificação da agência internacional Reuters. O vídeo mostra homens retirando caixas do caminhão. Então, pisando nelas e lançando outras para fora da via. Este posto de passagem em Hebron tem sido uma rota para caminhões de ajuda humanitária desde que Israel reabriu a passagem entre o sul do país e a Faixa de Gaza, diz a RBA.
Mesmo o governo dos Estados Unidos, aliado de Israel, não poupou críticas à ação. Em nota, classificou a ação como um ataque e exigiu uma resposta do governo israelense. O Departamento de Estado condenou o incidente. Então, afirmou que discutiu o assunto com representantes de Israel nesta segunda-feira. Além disso, exigiu que Israel garanta a livre passagem de ajuda humanitária para Gaza.
Colonos israelíes atacan y destruyen la ayuda humanitaria que se dirigía a la Franja de Gaza. pic.twitter.com/ICXLoJXsnB
— Palestina Hoy (@HoyPalestina) May 13, 2024
Violência de Israel em Gaza
Atos semelhantes ocorreram em Israel nas últimas semanas. Na semana passada, quatro israelenses foram presos no sul do país por bloquearem a passagem de um caminhão que transportava ajuda humanitária para Gaza. Trata-se de uma ação sistêmica de parte dos israelenses, em parceria com o governo sionista, de eliminação dos árabes palestinos. Eles conhecem essa situação como Nakba.
Estes saques e bloqueios acontecem em um momento de pressão internacional sobre Israel. Tanto para aumentar o fluxo de ajuda humanitária para Gaza como para cessar o massacre. Antes da reabertura da passagem no sul de Israel, a única via de entrada dessa ajuda no território palestino era a passagem de Rafah, localizada no sul de Gaza, na fronteira com o Egito. Agora, Israel também ameaça o último refúgio civil dos palestinos.
A guerra entre Israel e o grupo Hamas, que começou em 7 de outubro de 2023, deixou um rastro de devastação. O ataque inicial do Hamas ao território israelense resultou em 1.200 mortes. Atualmente, Segundo as autoridades de Saúde