Tragédia no RS: frente fria nesta quinta preocupa afetados pelas enchentes

Tragédia no RS: frente fria nesta quinta preocupa afetados pelas enchentes

Compartilhe

Defesa Civil estima mais de 1 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas, incluindo desabrigados

A previsão da chegada de uma frente fria a partir de hoje (08), no Rio Grande do Sul, preocupa a região afetada pelas enchentes e inundações com as chuvas dos últimos dias. Até a noite desta terça (07), 160 mil desalojados, 50 mil em abrigos sem itens necessários para se proteger do frio.

Os mortos pela tragédia que assolou o estado superaram 90 nesta terça. Mas os números continuam subindo. A Defesa Civil estima mais de 1 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas, incluindo desabrigados, feridos, desalojados e mortos.

E apesar de o nível do rio Guaíba ter descido 20 cm na manhã desta quarta-feira, há nova previsão de chuva forte no estado a partir de sexta (10) e as previsões metereológicas do governo do Rio Grande do Sul também confirmaram a chegada de uma frente fria a partir de hoje.

O setor de análises da situação das chuvas alertou para o risco de descargas elétricas, queda de granizo e ventos fortes, com rajadas que podem chegar até 100 km/h. As temperaturas ficarão mais baixas à noite, chegando a 5º C e 11º C no centro-sul do RS.

Na capital, a previsão é de mínima de 16º C e máxima de 20º C, com 47% de chances de novas precipitações.

A falta de água é outra preocupação. As áreas onde as inundações não atingiram o estado, os mercados enfrentam longas filas e assaltos, preços altos e falta de itens necessários, com desabastecimento em diversas cidades.

A Defesa Civil emitiu, em seu último boletim na noite desta terça, que, ao menos, 450 mil pontos do estado estavam sem energia elétrica e mais de 600 mil habitantes sem água. Além disso, nas estradas e avenidas há 90 trechos bloqueados total ou parcialmente e 40 bloqueios em rodovias.

As equipes da Defesa Civil, governo do Estado e grupos voluntários seguem mobilizados para receber doações. O Centro Logístico da Defesa Civil Estadual atualiza os itens necessários na página SOS Rio Grande do Sul, confira aqui.

*GGN

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: