Lula cria força-tarefa para solucionar demarcação de terras indígenas

Lula cria força-tarefa para solucionar demarcação de terras indígenas

Compartilhe

 

Um grupo com 40 lideranças indígenas de todas as regiões do país, que participam da 20ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), foi recebido pelo presidente Lula, na quinta-feira (25), no Palácio do Planalto. A reunião ocorreu após marcha com milhares de indígenas por Brasília, encerrada na Praça dos Três Poderes.

Como principal resultado do encontro, Lula estabeleceu uma força-tarefa governamental para dar celeridade aos processos de demarcação de terras que ainda dependem de homologação.

Entre as terras que se encontram nessa situação estão Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, em Santa Catarina, Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba, e Xukuru Kariri, em Alagoas.

A expectativa era que estas terras fossem homologadas junto a outras duas, na última semana, durante a retomada do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI).

Agora a força-tarefa será coordenada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e composta pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a Advocacia Geral da União (AGU), além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (centro), no Acampamento Terra Livre. Foto: Diogo Zacarias/MPI

 

Assista como foi a plenária final e leia, a seguir, a carta:

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: