Ex-presidente avalia que governador de Goiás age como se ele estivesse fora do jogo.
A crescente movimentação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), para consolidar sua candidatura à presidência em 2026 tem gerado incômodo em Jair Bolsonaro (PL).
Segundo Bela Megale, em O Globo, o ex-presidente expressa sua convicção de reverter sua inelegibilidade, decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até 2030, e se queixa de que Caiado age como se ele estivesse fora do jogo.
Bolsonaro contesta as ações do governador goiano, inclusive seus esforços para angariar seu apoio e se estabelecer como uma alternativa dentro do movimento bolsonarista. Contudo, as chances de Bolsonaro retornar à disputa em 2026 são consideradas praticamente inexistentes.
Recentemente, o governador intensificou suas conexões com a direita, realizando uma viagem a Israel e marcando presença em manifestações pró-Bolsonaro em São Paulo, embora não tenha sido convidado a discursar.
Na última sexta-feira, Caiado usou as redes sociais para defender a derrubada do veto do presidente Lula a um projeto que restringe as “saidinhas” de presos. Paralelamente, ele e membros de seu partido têm buscado consultorias de marketing político e institutos de pesquisa.
Um levantamento realizado pela Quaest, divulgado recentemente, mostra que Caiado é o governador com melhor posicionamento em seu próprio estado entre os cogitados para herdar o apoio de Bolsonaro em 2026. No entanto, ainda precisa conquistar o respaldo do ex-presidente.