Fux autoriza abertura de inquérito contra Nikolas Ferreira por ter chamado Lula de ladrão em evento da ONU

Fux autoriza abertura de inquérito contra Nikolas Ferreira por ter chamado Lula de ladrão em evento da ONU

Compartilhe

Decisão do ministro do STF foi emitida nesta quarta-feira (10), atendendo a uma solicitação da Procuradoria-Geral da República.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a instauração de um inquérito para investigar se o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) cometeu crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão de Fux foi emitida nesta quarta-feira (10), atendendo a uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Durante sua fala na Cúpula Transatlântica, evento da ONU realizado em novembro de 2023, o parlamentar referiu-se ao presidente atual como “ladrão”. Em seu discurso, Nikolas afirmou que o presidente era “um ladrão que deveria estar na prisão”.

Conforme o Código Penal, quando há a suspeita de crime de injúria contra o presidente da República cabe ao Ministério da Justiça requerer a investigação.

O pedido foi encaminhado no início de janeiro ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, por Ricardo Cappelli, que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta, segundo O Globo.

Na decisão, Fux destacou que a abertura do inquérito visa assegurar o devido andamento das investigações.

Ele escreveu: “Quanto ao pedido de abertura de inquérito formulado pela Polícia Federal, verifica-se que a representação se encontra fundamentada nos indícios da suposta prática de crime contra a honra em face do Presidente da República. Nesse contexto, a suspeita de prática criminosa envolvendo Parlamentar Federal contra o Chefe do Poder Executivo demanda esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados”.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: