O governo do presidente Lula (PT) também prestou solidariedade ao líder mexicano López Obrador
O governo brasileiro condenou, “nos mais firmes termos”, a invasão da embaixada do México, localizada em Quito, pela polícia do Equador na noite de ontem (5). O presidente Lula (PT) também prestou solidariedade ao líder mexicano López Obrador.
Em nota emitida na manhã deste sábado (6), após o México suspender as relações diplomáticas com o Equador. “A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas“, afirmou o órgão.
Nesta sexta-feira, as forças policiais equatorianas foram até a embaixada mexicana e prenderam o ex-vice-presidente do Equador, que seria alvo de uma perseguição do atual governo conservador do presidente Daniel Noboa, Jorge Glas.
O presidente mexicano López Obrador, emitiu comunicado sobe o caso, que classificou como violação do direito internacional e da soberania do México.
Segundo o Itamaraty, “a ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas“.
*GGN