Coreia do Norte estabelece novo projeto para ‘revolução industrial’

Coreia do Norte estabelece novo projeto para ‘revolução industrial’

Compartilhe

 

Kim Jong Un tem planejado uma revolução industrial na Coreia do Norte. A iniciativa prevê construção de fábricas em regiões rurais pela chamada “Política de Desenvolvimento Regional 20×10”, que significa a instalação de novas indústrias nos 20 condados pelos próximos dez anos.

As informações trazidas por Rocio Paik, no Opera Mundi, têm como base a Agência Central de Notícias da Coreia, a KCNA. O anúncio foi feito pelo líder norte-coreano durante a inauguração de uma fábrica em Songchon, a leste de Pyongyang.  No entanto, as medidas para o país ter novas e modernas indústrias regionais já haviam sido reveladas em janeiro, durante a Assembleia Popular Suprema.

Segundo consta, Kim Jong Um se mostrou emotivo e declarou consternação ao povo pela demora dos projetos. De acordo com o jornal norte-coreano Rodong Sinmun, ele chegou a dizer estar envergonhado e arrependido por negligenciar o desenvolvimento econômico fora da capital.

Em sua fala ainda anunciou dezenas de fábricas já para este ano e disse que “O sucesso na concretização da Política 20×10 já foi determinado. Acima de tudo, os membros do Partido [dos Trabalhadores] e o povo estão ativamente apoiando e aprovando as novas políticas do governo”.

A nova política industrial visa dar fôlego à economia nacional como forma de melhorar a vida material e cultural da população, indicou Kim, que já havia iniciado projetos no sentido de modernizar a agricultura do país.

Na parte alimentar como na de insumos para a indústria o país é muito dependente da economia local, pois padece com sanções internacionais encabeçadas pelo Conselho de Segurança da ONU. Dessa forma, a revolução industrial pretendida pelo governo da Coreia do Norte pretende criar nova dinâmica interna para superar as carências impostas.

*Opera Mundi 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: