Protestos contra extrema direita reúnem 250 mil na Alemanha

Protestos contra extrema direita reúnem 250 mil na Alemanha

Compartilhe

Milhares de pessoas saem às ruas em cidades como Frankfurt e Hannover, na Alemanha, em defesa da democracia.

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em vários lugares da Alemanha, neste sábado (20/1), em protesto contra o extremismo de direita e em defesa da democracia. Segundo estimativas, atos em Frankfurt, Hannover, Nurembergue e outras cidades reuniram ao todo cerca de 250 mil manifestantes.

Uma nova onda de protestos, que ocorre desde a semana passada, veio em resposta a uma reunião secreta realizada por membros do partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD) com neonazistas para discutir um plano para deportar milhões de estrangeiros, diz o Metrópoles.

Manifestações foram registradas também em cidades como Kassel, Wuppertal, Karlsruhe e Erfurt, além de em municípios menores e vilarejos, com alguns erguendo cartazes que faziam alusão ao nome do partido ultradireitista: “O fascismo não é uma alternativa”.

Em Frankfurt, cerca de 35 mil pessoas se juntaram a uma marcha em “defesa da democracia”. A polícia informou que o ato foi pacífico.

Um dos organizadores, Peter Josiger, disse que o plano de deportação planejado na reunião secreta é “nada menos que um ataque com base na nossa coexistência”. Ele ainda fez um apelo por “uma postura ativa contra a direita por parte de toda a sociedade”.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: