Temporal no Rio deixa quatro mortos; alagamentos atingiram hospital Ronaldo Gazolla e estações do Metrô.
As fortes chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro, principalmente a Cidade do Rio, na noite de ontem deixaram um homem soterrado em Ricardo de Albuquerque, o corpo dele foi encontrado com a ajuda de cães farejadores. Uma mulher morreu afogada em Acari na manhã deste domingo (14). Uma terceira vítima ainda era procurada pelo Corpo de Bombeiros em Belford Roxo.
O temporal também alagou um hospital e interditou a Avenida Brasil, uma das principais da capital. Estações do Metrô ficaram alagadas, impedindo a circulação de trens.
A Zona Norte foi a mais afetada. O estacionamento do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, foi alagado e a energia só foi restabelecida pela manhã, informou o prefeito Eduardo Paes. A avenida Brasil também foi interditada por causa de alagamentos. As estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari Fazenda Botafogo e Coelho Neto da Linha 2 do Metrô estão temporariamente fechadas por causa do transbordamento do rio Acari.
Na favela do Lixão, ainda em Duque de Caxias, um homem quase se afogou na manhã de domingo, mas acabou salvo por um comerciante da região.
Já em Jardim América, familiares amarraram uma corda em um colchão inflável para transportar uma idosa cadeirante. A água passava da altura do peito.
Durante a madrugada, crianças saíram de suas casas em Acari sendo levadas no ombro de familiares. Outras pessoas foram resgatadas por botes, jet-skis e barcos.
O prefeito Edurado Paes pediu para que as pessoas evitem se deslocar. “Excesso de pessoas na rua atrapalha a ação dos agentes públicos”, escreveu em sua conta no X (antigo Twitter). Ele informou ter ordenado o adiamento de provas de processos seletivos envolvendo a administração municipal e o ensaio técnico das escolas de samba que ocorreria hoje na Marques de Sapucaí.
O Rio foi colocado em estágio 4 (numa escala que vai até 5) de atenção por causa das chuvas na madrugada. Segundo a prefeitura, houve registro recorde de chuva em Anchieta, onde em 24 horas choveu 259,2 milímetros. Um centro de crise foi montado no bairro da Pavuna.
O Imet emitiu alerta de “grande período” para Rio, Espírito Santo e Minas Gerais. Aviso é para acumulado de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia.
https://twitter.com/i/status/1746528456270090639