O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, anunciou nesta quarta-feira (3) que o governo irá lançar as diretrizes nacionais para o uso de câmeras corporais das policias. O plano é que todas as regras sejam divulgadas em fevereiro.
“Vamos publicar em fevereiro as Diretrizes Nacionais para Utilização de Câmeras Corporais pelas polícias. Processo com consulta pública e construído com a participação das polícias de todos os estados, sem exceção. Ideologizar o debate sobre segurança pública não faz bem ao Brasil”, escreveu Cappelli em suas redes sociais.
As diretrizes serão lançadas após consulta pública feita pela pasta. Desde dezembro, a população e especialistas em segurança pública dão suas opiniões sobre o tema, segundo o Jornal da Cultura.
O objetivo é criar uma padronização nas regras do uso das câmeras. Atualmente, sete estados usam a ferramenta (Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo).
O governo federal vai divulgar em fevereiro as diretrizes nacionais para o uso de câmeras corporais pelas polícias. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.
O número dois do ministério disse que as diretrizes foram construídas com a participação das polícias de todos os estados e com consulta pública. O objetivo é padronizar as regras para o uso das câmeras, que podem registrar as ações policiais e proteger os cidadãos e os agentes
Segundo o ministério, sete estados (Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo) já usam a ferramenta e outros nove estão em fase de implementação.