O presidente Lula (PT) nomeou a jurista Caroline Proner a uma das vagas da Comissão de Ética Pública. A nomeação saiu hoje no Diário Oficial da União. A edição extra foi publicada na tarde deste sábado (23).
O cargo é consultivo e não há remuneração. Os integrantes da Comissão de Ética Pública têm mandatos de três anos e ajudam o presidente e ministros em condutas de respeito à administração pública.
A jurista chegou a ser aventada como possível nome para o STF. Ela é advogada, professora na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Doutora em Direito pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha. Também é fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e participa do grupo jurídico Prerrogativas, segundo o Uol.
Proner é esposa do cantor Chico Buarque. O casal, junto desde 2017, se casou em 2021. Eles já foram vistos com Lula e com a primeira-dama Janja em algumas ocasiões.
Nas redes sociais, Proner se disse honrada com o convite. “Recebi, com muita alegria e honra, o convite do Presidente Lula para integrar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República”, diz a publicação.