O Departamento de Defesa dos EUA confirmou que um navio militar foi atacado, neste domingo (3/12), pelo Houthi, um grupo rebelde do Iêmen.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou que um navio de guerra americano foi atacado neste domingo (3/12) pelo Houthi, um grupo do Iêmen. A investida aconteceu no Mar Vermelho e outras embarcações comerciais também foram atingidas.
De acordo com o Pentágono, o navio militar USS Carney abriu fogo contra os rebeldes em legítima defesa. Os barcos foram atacados por drones e mísseis. O ataque ocorre no contexto da guerra entre Israel e Hamas.
“Estamos cientes dos relatórios sobre ataques ao USS Carney e a navios comerciais no Mar Vermelho e forneceremos informações assim que estiverem disponíveis”, afirmou o Departamento de Defesa dos EUA à agência de notícias Associated Press (AP).
A embarcação militar utiliza mísseis guiados e conseguiu derrubar foguetes disparados pelo Houthis contra Israel até agora na guerra. Para a AP, uma autoridade norte-americana afirmou que o navio não foi danificado no ataque e não houve relatos de feridos a bordo.
Na manhã de ontem (2/12), membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenaram com veemência os recentes ataques Houthi contra navios na região. Eles exigiram que todos esses ataques cessassem imediatamente e exigiram a liberação do navio comercial MV Galaxy Leader, que foi capturado pelos rebeldes.