Lula diz que França tem histórico protecionista após Macron criticar acordo entre Mercosul e União Europeia

Lula diz que França tem histórico protecionista após Macron criticar acordo entre Mercosul e União Europeia

Compartilhe

Presidente francês elogiou líder brasileiros, mas se posicionou contra o acordo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado que a França é um país “mais protecionista”. A fala acontece minutos após o líder do país europeu, Emmanuel Macron, ter afirmado que é “completamente contra” o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

Lula comentou o assunto rapidamente, enquanto caminhava por corredores de uma área restrita da COP28, a cúpula do clima que ocorre em Dubai.

— É um direito dele. Cada país tem o direito de ter uma posição. Eu acho que é um direito dele ter uma posição. Eu acho que a França é o país mais duro de fazer acordo porque a França é mais protecionista. Não é a mesma posição da União Europeia, que pensa outra coisa — disse Lula.

Macron se disse contra o acordo ao elogiar Lula, com quem teve um encontro bilateral hoje, às margens do evento.

— Ele é visionário, corajoso e há muita sinergia entre as nossas estratégias — afirmou. — E é justamente por isso, por isso mesmo, que sou contra o acordo entre Mercosul e União Europeia, porque acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo, porque é um acordo que foi negociado há 20 anos, e que tentamos remendar, e está mal remendado.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: