Após resgate de brasileiros, chanceler diz que governo vai se concentrar em conseguir um cessar-fogo em Gaza

Após resgate de brasileiros, chanceler diz que governo vai se concentrar em conseguir um cessar-fogo em Gaza

Compartilhe

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, concedeu entrevista coletiva neste domingo (12) para falar da repatriação dos 32 brasileiros que foram resgatados da Faixa de Gaza e que deverão desembarcar no Brasil na noite desta segunda-feira (12). O ministro agradeceu a todos os envolvidos na operação de repatriação e afirmou que, com a situação destes brasileiros “momentaneamente” resolvida, o presidente Lula (PT) voltará a se debruçar sobre o Conselho de Segurança da ONU e tentará obter um cessar-fogo no conflito entre Israel e Hamas, diz o 247.

“A situação desses brasileiros está momentaneamente resolvida. Mas a situação do conflito é gravíssima, e o presidente Lula está muito envolvido na solução da questão. Ele tem falado constantemente com muitos chefes de Estado, com o secretário-geral da ONU, com os chefes de Estado da região, tanto do Egito como de Israel, e também do Catar; enfim, todos os atores importantes envolvidos. E é sua intenção voltar a tratar neste momento da questão do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a partir desta semana, para que se possa encontrar uma forma de suspensão das hostilidades, cessação das hostilidades, e a criação de uma pausa humanitária que possa levar ao alívio da população civil palestina que se encontra ainda em Gaza”, declarou.

Mauro Vieira relatou que “o senhor presidente da República esteve desde o início totalmente empenhado e a par diariamente de todas as operações, de todo o projeto, desde o início desse conflito tão doloroso”.

O chanceler também manifestou gratidão pela “participação ativa das três embaixadas do Brasil na região, a embaixada em Israel, em Ramallah e no Egito”, e acrescentou: “queria também agradecer o empenho de todo o governo, sob instrução do presidente Lula, mas todo a organização, todo o projeto e toda a operação de retirada dos brasileiros contou com a participação efetiva do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Defesa, com a participação da Força Aérea Brasileira e, na chegada, teremos também a participação do Ministério da Justiça e também do Desenvolvimento Social, na parte de apoio a todos esses brasileiros”.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: