Os primeiros estrangeiros que estavam na Faixa de Gaza conseguiram sair do local em direção ao Egito hoje (1). Mas, entre eles, nenhum dos 33 brasileiros que estão no local.
Kennedy Alencar falou em um descontentamento do governo de Israel com o Brasil e, por isso, o país está atrasando a saída de brasileiros do local.
Israel atrasa saída de brasileiros de Gaza por discordar com posição do Brasil.
Lula tem sido muito enfático ao criticar a forma como Israel está reagindo aos ataques do Hamas e, além disso, a posição do Brasil no Conselho de Segurança da ONU também incomoda Israel.
Por isso, a avaliação do governo brasileiro e do Itamaraty é que há um desgosto do governo de Israel. E a dificuldade em agilizar a saída de brasileiros da Faixa de Gaza é uma forma de marcar uma posição de contrariedade ao Brasil.
O tom adotado pelo governo brasileiro, inclusive, é bem diferente do dos Estados Unidos, que têm endossado quase totalmente a ofensiva israelense em Gaza.
Além de negociar com Israel, o Brasil também está em negociações com o Egito, que é para onde os brasileiros que estão em Gaza irão.
Com as autoridades egípcias não há nenhum entrave e, por isso, a expectativa do Itamaraty é de que os 33 brasileiros possam sair da Faixa de Gaza nos próximos dias.
Falta mesmo Israel autorizar que esses brasileiros possam sair. O Itamaraty acha que a saída será em breve e diz que devem sair nos próximos dias. Não tem sentido impedir um grupo tão pequeno de sair, mas claramente tem um entrave.
*Kennedy Alencar/Uol