Israel “ultrapassou as linhas vermelhas” em Gaza, diz presidente do Irã

Israel “ultrapassou as linhas vermelhas” em Gaza, diz presidente do Irã

Compartilhe

Ebrahim Raisi disse que a intensificação dos ataques de Israel contra Gaza “pode forçar todos a agir”

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, disse que Israel “ultrapassou as linhas vermelhas” em Gaza, o que “pode forçar todos a agir”, neste domingo (29).

“Os crimes do regime sionista ultrapassaram as linhas vermelhas, o que pode forçar todos a agir. Washington pede para não fazermos nada, mas eles continuam a apoiar generalizadamente Israel”, disse Raisi em uma publicação nas redes sociais, diz a CNN.

“Os EUA enviaram mensagens ao Eixo da Resistência, mas receberam uma resposta clara no campo de batalha”, disse Raisi.

A intensificação dos ataques militares de Israel em Gaza levantou preocupações de que mais frentes da guerra poderiam surgir.

O Irã é aliado do Hamas e também do Hezbollah, grupo radical libanês que esteve envolvido em trocas de tiros com Israel nas últimas semanas.

Especialistas dizem que, embora o Irã esteja receoso de ser arrastado para a guerra entre Israel e o Hamas, pode não ter controle da situação se os grupos radicais que o país apoia na região intervirem de forma independente.

Nos primeiros dias após os ataques surpresas do Hamas contra Israel em 7 de outubro, foram levantadas questões sobre o potencial envolvimento do Irã na guerra. Na época, Teerã elogiou a operação do Hamas, mas rapidamente negou qualquer envolvimento.

A inteligência dos EUA também sugeriu inicialmente que as autoridades iranianas ficaram surpresas com o ataque do Hamas e que Teerã não estava diretamente envolvido no seu planejamento, recursos ou aprovação, informou a CNN.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: