As comemorações dos 70 anos da Petrobras serviram como um momento para destacar os desafios e planos da empresa em relação à transição energética e à diversificação de suas atividades. A Petrobras busca se manter relevante e contribuir para o desenvolvimento do Brasil em meio às mudanças na indústria de energia. O principal evento comemorativo dos 70 anos da Petrobras ocorreu no Cenpes (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello), no Rio de Janeiro, cidade-sede da companhia.
Durante as comemorações no Cenpes, o presidente da empresa, Jean Paul Prates, indicou a possibilidade de retorno da companhia ao setor de distribuição de combustíveis, o que poderia trazer surpresas para o mercado. Prates fez essas declarações em resposta a perguntas de jornalistas sobre a possível retomada da atuação da Petrobras nesse segmento. Prates ainda disse que o sonho de uma empresa integrada, “do poço ao posto”, segue vivo.
O presidente da Petrobras enfatizou a importância da marca BR, que é considerada “extremamente valiosa” em todos os lugares onde a empresa opera, especialmente na América Latina. Ele destacou que a Petrobras busca estar mais próxima do consumidor, seja por meio de combustíveis, biocombustíveis, energia renovável ou outros meios, segundo o Vermelho.
Prates deixou claro que a decisão de retornar à distribuição de combustíveis não é uma ação impulsiva, mas sim uma estratégia planejada e baseada na compreensão da dimensão do valor da marca BR. Ele explicou que essa não seria uma operação simples de reversão, mas sim um movimento que envolveria a exploração de novos conceitos e segmentos.
A Petrobras está atualmente reavaliando o contrato de cessão da marca para a Vibra Energia, que foi o resultado da privatização da BR Distribuidora. O acordo original de cessão da marca tinha um prazo de dez anos e fazia parte do processo de venda da BR Distribuidora no mercado financeiro.
A declaração do presidente da Petrobras indica que a empresa está explorando maneiras de se adaptar ao mercado de forma dinâmica e inovadora, mantendo sua presença próxima dos consumidores finais, seja por meio de seus produtos tradicionais ou de novas iniciativas em setores emergentes. A evolução da Petrobras e suas estratégias futuras serão observadas de perto pelo mercado e pelos investidores em energia e combustíveis.