Militantes curdos assumem ataque, e Ancara bombardeia áreas sob domínio do grupo no Iraque.
A sede do governo da Turquia foi alvo de um atentado terrorista reivindicado pelo PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) neste domingo (1º). O ataque a bomba, ocorrido momentos antes de um pronunciamento do presidente Recep Tayyip Erdogan ao Parlamento, feriu dois policiais e terminou com a morte dos dois suspeitos envolvidos.
Em resposta, Ancara destruiu 20 alvos do grupo curdo em áreas do norte do Iraque com ataques aéreos, de acordo com o Ministério da Defesa.
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela agência de notícias Reuters mostram um Renault cinza parando no principal portão do Ministério do Interior, próximo das sedes de outras pastas e do Legislativo turco, por volta das 9h30 do horário local (3h30 em Brasília).
Um dos ocupantes do veículo desce e avança rapidamente com uma arma na mão antes de detonar o explosivo preso a seu corpo diante de uma cabine de polícia. O outro também sai do carro, mas desaparece das imagens devido à fumaça e à poeira levantadas pelo estouro. A explosão foi tão forte que derrubou árvores do entorno e foi ouvida a vários quilômetros de distância.