“Nível terra plana. Espero que desmintam logo essa afirmação absurda”, escreveu a ministra do Esporte.
A ministra do Esporte, Ana Moser, fez críticas nesta sexta-feira (28) no Twitter ao jornal O Globo após o colunista Ancelmo Gois afirmar que o “Comitê Olímpico Internacional pode banir Brasil dos jogos por medida da ministra Ana Moser”. “Falar o que de uma irresponsabilidade dessa. Totalmente desconectado da realidade. Nível terra plana. Espero que desmintam logo essa afirmação absurda”, escreveu a titular da pasta no Twitter.
“Autonomia do sistema olímpico é esportiva. Para receber recurso público é preciso contrapartida. A revolucionária 18a da Lei Pele já prevê isso. Hoje o conselho já aprova as contas das instituições. A novidade é já estabelecer os critérios para tabular a utilização”, afirmou Ana. “Autonomia esportiva: calendários, convocação das seleções, representatividade em competições internacionais … autonomia na gestão não é soberania”.
Em tom de críticas, o jornalista disse que a ministra “vai interferir diretamente na gestão dos recursos” de três entidades – Comitê Olímpico Brasileiro, no Comitê Paralímpico Brasileiro e no Comitê Brasileiro de Clubes. retirando qualquer autonomia delas.
“Na Itália, em 2021, o governo tentou a mesma medida. Mas teve que recuar porque o Comitê Olímpico Internacional avisou que o país seria banido dos Jogos Olímpicos. A mesma medida poderá ser tomada caso a ministra insista na decisão”, disse o colunista.
Falar o que de uma irresponsabilidade dessa. Totalmente desconectado da realidade. Nível terra plana. Espero que desmintam logo essa afirmação absurda. https://t.co/hiVsZjDfEx
— Ana Moser (@anabmoser) July 28, 2023
*Com 247