Depois do anúncio, usuários apontaram instabilidade na plataforma.
O bilionário Elon Musk, dono do Twitter, publicou em sua conta da rede social, neste sábado, que um limite de leitura diária de posts passará a ser implementado temporariamente. O limite vale para todos os usuários, mas varia de acordo com contas verificadas ou não verificadas. A rede social começou a avisar neste sábado quando os limites forem atingidos, segundo O Globo.
Musk jutificiou a decisão explicando que a limitação tem como objetivo “lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”.
Segundo Musk, as contas agora têm os seguintes limites:
- Contas verificadas: leitura de até 6 mil posts por dia
- Contas não verificadas: leitura de até 600 posts por dia
- Contas novas não verificadas: leitura de até 300 posts por dia
Musk informou que, em breve, o limite para contas verificadas será ampliado para a leitura de 8 mil posts por dia. Contas não verificadas poderão ler 800 posts por dia, e contas novas não verificadas terão direito a ler 400 posts por dia.
Ele não explicou quais contas serão considerada nova e nem como os usuários. Para ter direito a visualizar 6 mil tuítes por dia, as contas devem ser verificadas devido à sua relevância ou ter assinatura do Twitter Blue, versão paga da rede social que custa R$ 42 por mês.
Depois do anúncio, usuários do Twitter passaram a ter problemas com a atualização da timeline neste sábado. Ao mostrar uma mensagem de “taxa de limite excedida”, a rede social impede que tuítes apareçam para algumas pessoas.
Em geral, esse aviso é enviado quando alguém faz uso excessivo de uma conta, como enviar mais de 500 mensagens diretas ou fazer mais de 2.400 tuítes por dia, para evitar utilização de robôs pelos perfis. No entanto, quem reclama aponta não ter ultrapassado os limites.
De acordo com o Downdetector, ferramenta que mostra em tempo real falhas em todos os tipos de serviço na internet, os primeiros relatos de erro surgiram por volta das 8 horas da manhã. Mais de 500 pessoas já reportaram ao site inconsistências na plataforma.
A situação, no entanto, afeta um número ainda maior de pessoas. Usuários do mundo todo estão usando a hashtag #TwitterDown para repercutir o problema.