O bolsonarismo tardio à procura de um novo Bolsonaro

Compartilhe

O bolsonarismo precede Bolsonaro, mas paradoxalmente não tem como sobreviver sem o mesmo Bolsonaro.

Aliás, Bolsonaro se transformou no pai dos órfãos da direita, justamente porque ela vem cambaleando derrota após derrota e, com a ajuda criminosa de Sergio Moro, emplacou Bolsonaro na presidência da República que, em condições normais, não chegaria ao segundo turno. Lula venceria no primeiro turno, como apontavam as pesquisas em 2018.

Ou seja, mais efêmero que o bolsonarismo, impossível. O problema é que Bolsonaro puxou votos que elegeram muitos bolsonaristas no Congresso e, com sua derrota em 2022, ficaram completamente perdidos.

Com a inelegibilidade de Bolsonaro, esses mesmos parlamentares se tornarão muito mais inexpressivos do que já são, porque ainda vivem a atmosfera de ódio criada por Bolsonaro quando esteve no poder com uma máquina potente de disseminação de mentiras e ataques.

Esse é o único ativo do bolsonarismo que colapsou o país, na saúde, na economia, na educação, no meio ambiente, porque justamente Bolsonaro estava no poder, e é aí que começa um odisseia de alguns parlamentares que tentam sobreviver das tripas do bolsonarismo.

Este é, por exemplo, o caso de Nikolas Ferreira e Gustavo Gayer que, na tentativa de sobreviver de um naufrágio político acachapante, produzem lambanças sobre lambanças, numa luta de vida ou morte para sustentar os próprios mandatos.

Na verdade, todo o bolsonarismo recebeu de Bolsonaro um abraço de afogado, o que já foi percebido por essa mesma turma, que tenta inutilmente ficar de pé com as próprias pernas, fazendo uma oposição medíocre ao governo Lula e, logicamente, acabam sendo tratorados pela dinâmica dos resultados positivos do governo em todos os setores da vida brasileira.

Esse bolsonarismo tardio não tem a menor chance de sobreviver, mesmo utilizando os apelos mais baixos, os preconceitos mais vis e as atitudes que ferem cada vez mais o código de ética do parlamento brasileiro.

 

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: