Bolsonaristas contam com pedido de vista do ministro do Tribunal Superior Eleitoral.
A jornalista Malu Gaspar escreve em sua coluna no Globo que o ministro Raul Araújo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), “conhecido por suas posições ideológicas alinhadas ao bolsonarismo” se tornou “a última esperança de Bolsonaro para interromper o julgamento que poderia torná-lo inelegível pelos próximos oito anos”. A expectativa de Bolsonaro é que Araújo peça vista do processo, o que poderia beneficiá-lo ao adiar o desfecho do caso.
“As expectativas em relação a Araújo se baseiam no fato de que foi ele quem proibiu a manifestação política de artistas no Lollapalooza do ano passado, uma medida amplamente criticada por membros do TSE, que a interpretaram como censura. O Partido Liberal (PL) acionou o TSE após a cantora Pablo Vittar levantar uma bandeira com a imagem de Lula durante sua apresentação no festival. O caso despertou controvérsia e foi posteriormente arquivado”, relembra a jornalista, segundo o 247.
A jornalista pontua, no entanto, que há dúvidas sobre se Araújo atenderá novamente a um pedido de Bolsonaro. “O ministro pode estar relutante em se queimar com a opinião pública e seus colegas de plenário por um caso que parece já ter sido resolvido pela maioria dos ministros”, escreve.
Mesmo que Araújo peça vista do processo, acredita-se que a solução será temporária. Membros do TSE duvidam que algum fato novo possa modificar a visão majoritária dos ministros pela condenação de Bolsonaro.