O presidente Lula ressaltou a importância da proteção da Amazônia e destacou a oferta de energia renovável no Brasil.
A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas, ao mesmo tempo, pertence a toda a humanidade”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em discurso para uma multidão que participava do festival Power Our Planet nesta quinta-feira (22) em Paris.
O discurso presidencial aconteceu em uma brecha para participações de líderes globais em meio aos shows de artistas como Billie Eilish e Lenny Kravitz, diz a Folha.
“Vamos ser duros com toda e qualquer pessoa que quiser derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado”, continuou Lula, que reforçou os números sobre a proteção da Amazônia e a larga oferta de energia renovável no país, uma exceção diante da dependência de fontes fósseis no resto do mundo.
Lula voltou a defender que os países ricos paguem pela conservação ambiental nos países em desenvolvimento.
“Não foi o povo africano que poluiu o mundo. Não foi o latino-americano. Na verdade, quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial e, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, afirmou, sob aplausos e gritos da plateia.