Governo Bolsonaro pagou R$ 450 mil por postagens que duravam apenas 24 horas nos perfis de dez influenciadoras do Instagram.
O governo Bolsonaro desembolsou R$ 449.000 para dez influenciadoras participarem de uma campanha publicitária voltada para o Instagram Stories, cujas postagens duram apenas um dia, segundo Guilherme Amado, Metrópoles.
As influenciadoras publicaram, ao todo, 55 stories em seus perfis. A campanha foi desenvolvida em novembro de 2019 e tinha como foco o enfrentamento à violência contra a mulher.
O Instagram Stories é um recurso de compartilhamento de fotos e vídeos por 24 horas. As postagens só permanecem ativas por mais tempo se o usuário criar um destaque para salvá-las no perfil. Hoje, os stories duram até um minuto, mas, em 2019, o recurso era limitado a até 15 segundos.
Os nomes das influenciadoras, os valores pagos a cada uma e o número de publicações foram obtidos pela coluna via Lei de Acesso à Informação.
Na resposta à solicitação, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) diz que 48 stories não estão mais ativos nos perfis das influenciadoras pagas pelo governo Bolsonaro. A criadora de conteúdo Nina Secrets foi a única a manter as publicações no perfil, segundo a Secom.
ntre as contratadas estão a modelo Andressa Suita, casada com o cantor Gusttavo Lima, e a atriz Thais Fersoza, casada com o cantor Michel Teló. A influenciadora Shantal Verdelho, a atriz Flávia Pavanelli e a maquiadora Mari Maria também participaram da ação publicitária.
Andressa Suita é apoiadora de Bolsonaro e usou o Instagram para declarar voto no ex-presidente no dia do primeiro turno da eleição do ano passado. Já Fabiola Melo, uma influenciadora cristã, disse ter votado em Bolsonaro em 2018.