Segundo Secretaria de Saúde de Campinas, pessoas de outras cidades podem ter se infectado com febre maculosa em grandes eventos em fazenda.
São Paulo – A Secretaria de Saúde de Campinas alertou nesta quarta-feira (14/6) sobre o risco de que municípios de todo o estado possam registrar casos de febre maculosa. Em entrevista coletiva, a diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Andrea Von Zuber, disse que a prefeitura está atuando em parceria com o governo estadual, segundo o Metrópoles.
Andrea afirmou que Campinas vive um “surto” da doença em que o provável local de infecção recebeu visitantes de todo o estado nos últimos dias.
Os cinco casos suspeitos até o momento foram registrados em pessoas que estiveram em eventos na Fazenda Santa Margarida. O local recebeu uma feijoada em 27 de maio, que contou com a presença de 3,5 mil pessoas, e um show do Seu Jorge, no dia 3/6, com público de 10 mil pessoas.
“A gente está trabalhando com o estado de São Paulo para toda a região ser avisada, todas as vigilâncias, sobre o risco de alguém ter vindo para Campinas, ter voltado para sua cidade e estar em período de incubação, que pode demorar até 14 dias. Os médicos de outras cidades precisam estar atentos”, afirmou.
Também durante a coletiva, ela informou que há um 5º caso suspeito de febre maculosa. Uma moradora de Campinas de 38 anos esteve no show do Seu Jorge.