Imagens gravadas pelo circuito interno do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro mostram o pânico enfrentado por parte dos funcionários que estavam em expediente em meio à invasão da sede do Poder do Executivo. Minutos antes do edifício ser tomado, servidores correram pela entrada principal e esconderam pertences que estavam na mesa da recepção, enquanto os golpistas subiam a rampa e eram contidos pelas forças de segurança do local.
As mais de 4 mil horas de gravação foram disponibilizadas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal informou neste domingo ao STF que ainda não terminou a análise das mais de 4 mil horas de gravação.
O novo vídeo é das 15h05 daquele domingo em que as manifestações terroristas culminaram na depredação do patrimônio público. Após o pânico dos funcionários, que falam entre si e se movimentam pelo local, policiais passam pela entrada principal e bombas de gás lacrimogênio são disparadas.
Às 15:07, um servidor vai ao encontro de um colega na catraca e em seguida outros cinco funcionários correm em direção ao interior do Palácio. Um deles vai até a mesa da recepção, pega um objeto e guarda na gaveta.
A movimentação continua enquanto os funcionários circulam pela entrada principal e os agentes das forças policiais aparecem do lado de fora tentando conter os manifestantes.
➡️ Funcionários do Planalto se desesperaram antes de invasão; veja vídeo
Imagens mostram o momento em que funcionários do Planalto se desesperam com a aproximação de golpistas
Leia: https://t.co/2a1GypNnVm pic.twitter.com/djlCvf5cec
— Metrópoles (@Metropoles) April 23, 2023
*Com Folhape