As chamas se espalharam por mais de 2 mil hectares em apenas duas horas
Um novo incêndio florestal foi identificado nesta quarta-feira (22) na região de Los Angeles, estado da Califórnia (EUA). O fogo avançou pelas colinas próximas ao lago Castaic, propagando-se por mais de 2 mil hectares em apenas duas horas. Autoridades emitiram ordens de evacuação para 19 mil pessoas na área próxima ao lago.
Cerca de 2 mil estudantes foram retirados de escolas na região, informou o superintendente escolar de Castaic, Bob Brauniesen. “É um incêndio fortemente propagado pelo vento. Avança muito rapidamente”, explicou. A integrante da Floresta Nacional de Angeles, Dana Dierkes, afirmou ao canal de TV KTLA que a temporada de chuvas foi muito seca, de acordo com relato da agência AFP.
Em 13 de janeiro, autoridades da Califórnia informaram que 25 pessoas morreram e mais de 180 mil estavam sob ordens de evacuação devido aos incêndios no estado, que já destruíram mais de 12,3 mil edifícios. Pelo menos 153 mil moradores de Los Angeles deixaram suas casas.
Os dois incêndios mortais que devastaram Los Angeles ficaram sob maior controle, informou o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), segundo a Reuters. O incêndio Eaton queimou 57 quilômetros quadrados (km²) a leste de Los Angeles e foi contido em 91%. Já o incêndio Palisades consumiu 95 km² no lado oeste de Los Angeles e foi contido em 68%. Com 247;
Un nuevo infierno se está desatando en Los Ángeles, donde ahora se extiende sobre una superficie de más de 5.000 acres, en medio de fuertes vientos que provocan tornados de fuego. pic.twitter.com/JhHyYsNz0v
— aapayés (@aapayes) January 23, 2025