Chefe das Forças Armadas de Israel renuncia após assumir responsabilidade por 7 de outubro de 2023

Chefe das Forças Armadas de Israel renuncia após assumir responsabilidade por 7 de outubro de 2023

Compartilhe

Tenente-general Herzi Halevi afirmou que deixará o cargo no dia 6 de março; decisão foi formalizada através de carta entregue ao premiê Benjamin Netanyahu.

O tenente-general Herzi Halevi anunciou oficialmente, nesta terça-feira (21/01), sua renúncia ao cargo de chefe de gabinete das Forças Armadas de Israel (IDF, por sua sigla em inglês), o qual ele ocupava desde 2022.

A decisão foi formalizada através de uma carta entregue ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e ao ministro da Defesa, Israel Katz.

Na missiva, o militar esclareceu que permanecerá no cargo até o dia 6 de março, quando sua renúncia se tornará efetiva.

Halevi abandona um cargo que costuma ter mandato padrão de três, anos. No seu caso, este primeiro mandato terminaria em outubro de 2025.

Contudo, essa decisão significa o cumprimento de uma promessa feita há mais de um ano pelo tenente-general, que assumiu sua responsabilidade pelo fracasso de Israel após o ataque sem precedentes realizado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

Segundo o jornal The Jerusalem Post, a demissão de Halevi é uma vitória de Netanyahu e do ministro da Defesa, Israel Katz, que tentam impor internamente a narrativa de o chefe das IDF seria a única autoridade responsável por aquele episódio.

Não se trata do primeiro caso de um alto militar israelense que pede demissão nos últimos meses. Em novembro passado, o então ministro da Defesa Yoav Gallant, antecessor de Katz, anunciou seu afastamento do cargo.

A ofensiva militar promovida por Israel na Faixa de Gaza, liderada por Netanyahy e da qual participaram Halevi, Gallant e Katz, foi interrompida neste domingo (19/01), com o início do acordo de cessar-fogo.

Durante os 15 meses de ataques israelenses ao território palestino foram registradas mais de 46 mortes de civis, além da destruição de cerca de 95% da infraestrutura local.

*Victor Farinelli/Opera Mundi

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: