Senador dos EUA pressiona STF a liberar passaporte de Bolsonaro; extrema-direita pede sanções

Senador dos EUA pressiona STF a liberar passaporte de Bolsonaro; extrema-direita pede sanções

Compartilhe

Bolsonaro foi impedido pela Justiça de viajar aos Estados Unidos para a posse do presidente eleito daquele país, Donald Trump.

O senador dos Estados Unidos Shane David Jett, republicano do estado de Oklahoma, encaminhou um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, solicitando que o magistrado reconsidere a restrição de viagem imposta a Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro, que está inelegível, foi impedido pela Justiça de viajar aos EUA para a posse do presidente eleito daquele país, Donald Trump, um de seus principais aliados na extrema-direita mundial.

Jett disse que a decisão do STF inviabiliza a presença de Bolsonaro “em eventos que serão futuramente realizados pela Casa Branca e para os quais o liberal poderá ser convidado”.

Mais cedo, Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, afirmou que pedirá ao recém-confirmado secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, “sanções severas” contra o Brasil, informou o Metrópoles.

A Polícia Federal apreendeu o passaporte de Bolsonaro por ordem de Moraes em 8 de fevereiro de 2024, durante a Operação Tempus Veritatis, deflagrada para investigar a trama golpista que tentou impedir a posse do presidente Lula.

O STF não liberou o documento após dois pedidos de Bolsonaro.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: