Hamas defende necessidade de cessar-fogo permanente em Gaza ‘o mais rápido possível’

Hamas defende necessidade de cessar-fogo permanente em Gaza ‘o mais rápido possível’

Compartilhe

Basem Naim, representante do grupo palestino em nova mesa de negociação no Catar, pede retirada completa das forças israelenses no território e responsabilização de Tel Aviv por violações e crimes de guerra.

Em declaração realizada nesta sexta-feira (03/01), o representante do grupo palestino Hamas, Basem Naim, afirmou que sua delegação participará da mesa de diálogo convocada pelo Catar com o objetivo de buscar um acordo de cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza, e que este seja aplicado “o mais rápido possível”.

O comunicado do negociador palestino veio à tona um dia antes da primeira reunião em Doha, na qual também estão presentes autoridades israelenses e diplomatas dos três países mediadores: Catar, Egito e Estados Unidos.

Segundo Naim, o Hamas está “seriamente empenhado em chegar a um acordo para um cessar-fogo permanente, que contemple a retirada total das forças israelenses de Gaza”.

O fim da ocupação no território palestino é uma condição que tem sido apresentada reiteradamente pelo grupo palestino nas diversas mesas de negociação realizadas desde novembro de 2023, e também reiteradamente negada por Tel Aviv, que insiste em só aceitar um acordo que inclua a manutenção de forças militares do país no território palestino.

Outra condição apresentada pelo Hamas para se chegar a um acordo de cessar-fogo diz respeito aos crimes de guerra e violações de acordos anteriores cometidos por Israel desde o início do massacre, em outubro de 2023.

O grupo palestino pede que Tel Aviv seja responsabilizada por esses episódios diante de tribunais internacionais, com ênfase nos diversos casos de bombardeios e ataques terrestres contra hospitais e campos de refugiados.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: