Bashar al-Assad chega a Moscou para asilo político, afirma Kremlin

Bashar al-Assad chega a Moscou para asilo político, afirma Kremlin

Compartilhe


Sede da Presidência russa informou à imprensa local que presidente da Síria chegou a país aliado para asilo político após seu governo cair pelo avanço de grupos extremistas


O presidente da Síria, Bashar al-Assad, que foi deposto após grupos extremistas avançarem sobre a capital Damasco neste domingo (08/12), chegou com sua família a Moscou, informou a agência de notícias russa Ria Novosti, citando uma fonte do Kremlin.

“A Rússia, com base em considerações humanitárias, forneceu asilo político a Assad e seus familiares”, informou a agência.

Segundo a Sputnik, a falta de diálogo entre as forças da região teria sido um dos fatores que fez com que o agora ex-líder sírio deixasse sua nação em prol de sua vida.

“A Rússia sempre apoiou a busca por uma solução política para resolver a crise síria. Partimos da necessidade de retomar as negociações sob os auspícios da ONU”, declarou uma fonte do Kremlin.

“As autoridades russas estão em contato com representantes da oposição armada síria, cujos líderes garantiram a segurança das bases militares russas e das instituições diplomáticas na Síria”, acrescentou a fonte. Segundo a agência, a Rússia “espera continuar o diálogo político em nome dos interesses do povo sírio e do desenvolvimento das relações bilaterais entre Moscou e Damasco“.

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que Assad negociou com os grupos extremistas que deixaria a Presidência e sairia do país. A declaração russa esclareceu parte do paradeiro de Assad, uma vez que era conhecida apenas a informação de que ele havia deixado a Síria.

“Como resultado das negociações entre Assad e vários participantes do conflito armado no território da Síria, ele decidiu renunciar à Presidência e deixou o país, instruindo uma transferência pacífica de poder”, disse o comunicado.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: