Apesar de estar amparado por ua bengala, Pepe Mujica recebeu a honraria e afirmou que ‘não é homem de prêmios’
Durante sua viagem ao Uruguai, o presidente Lula (PT) se encontrou com José “Pepe” Mujica e lhe concedeu o grande colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, uma das mais altas honrarias do Estado brasileiro. Lula e Mujica, aliados de longa data, foram acompanhados pelo presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, que é seguidor de Mujica e também esteve presente no encontro. Orsi já havia visitado Lula em Brasília anteriormente.
Apesar de estar amparado por uma muleta, Mujica recebeu a honraria e afirmou que “não é um homem de prêmios”. O encontro foi marcado por um clima de grande emoção entre os dois. Lula, por sua vez, destacou que, embora tenha convivido com muitos líderes mundiais ao longo de sua carreira, considera Mujica mais do que um ex-presidente. “É um amigo, é a pessoa mais extraordinária que conheci”, declarou Lula.
Do aliado uruguaio, que o visitou quando esteve preso em Curitiba e que esteve com ele na campanha à Presidência em 2022, ouviu: “Que você viva muito e que repita”. Mujica não disse o que Lula poderia repetir, mas pessoas próximas entendem que o uruguaio manifestava apoio a outro mandato de Lula.
Aos 89 anos e com a saúde debilitada decorrente do tratamento de um câncer no esôfago, o ex-presidente uruguaio rareou suas aparições públicas, mas nesta quinta-feira (5) recebeu dois aliados da esquerda. Antes de Lula, foi visitado por Gustavo Petro (Colômbia).
Interlocutores de Lula ligam com frequência para a esposa de Mujica, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky, para perguntar como o uruguaio está.
Mujica foi um dos principais articuladores do chamado Consenso de Brasília, grupo impulsionado por Lula na região. É também um apoiador do Mercosul, bloco que tem sua cúpula nesta semana, evento pelo qual o brasileiro está em Montevidéu.
Após cinco anos de governo da centro-direita no Uruguai, a esquerda voltará ao poder em março após a eleição de Orsi. O governo Lula celebrou com entusiasmo a eleição do frente-amplista, que soma mais um aliado a Brasília na região. Orsi será o presidente, mas é de conhecimento público que seu maior influenciador é Mujica.
É uma emoção poder condecorar o grande companheiro Pepe Mujica com a maior honraria brasileira, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, por sua incansável luta pelo melhor da América Latina e do mundo. Um exemplo para todos nós. pic.twitter.com/s8FJLBU981
— Lula (@LulaOficial) December 5, 2024