Imprensa internacional repercute prisão de militares que conspiravam contra Lula

Imprensa internacional repercute prisão de militares que conspiravam contra Lula

Compartilhe

A operação da Polícia Federal que prendeu cinco pessoas, incluindo quatro militares, nesta terça-feira (19/11) por conspirarem e planejarem um golpe de Estado em 2022 para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente repercutiu na imprensa internacional.

O general Mário Fernandes, o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, os majores Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, e o policial federal Wladimir Matos Soares foram presos no âmbito da operação Contragolpe.

Segundo a PF, havia um plano de assassinar o então eleito presidente Lula, seu vice, Geraldo Alckmin, e o juiz Alexandre de Moraes. As autoridades policiais disseram que um gabinete de crise comandado pelos generais Braga Netto e Augusto Heleno seria instalado após a morte de Lula, Alckmin e Moraes. Os generais, na época, ocupavam o cargo de candidato à vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro e ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo.

Guardian

O jornal britânico Guardian destacou o caso como a prisão de cinco indivíduos por “conspiração” para assassinar o presidente Lula “após sua vitória eleitoral de 2022”. O periódico recordou que o ministro Moraes era um alvo do plano por, na época, “já liderar as investigações sobre o chamado ‘gabinete do ódio’, como ficaram conhecidas as turbas de Bolsonaro”.

“As últimas revelações representam as mais graves já trazidas à tona até agora durante a investigação sobre as tentativas de golpe orquestradas por apoiadores de Bolsonaro após os resultados das eleições de 2022”, disse o Guardian.

Na reportagem, o jornal destaca ainda que o plano foi descoberto pela polícia após “recuperar informações do telefone do ex-secretário pessoal de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid”, que atuou como ajudante de ordens do ex-presidente Bolsonaro e que também foi intimado a prestar novo depoimento.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: