A imprensa argentina repercute o encontro entre o presidente Javier Milei e seu homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula do G20, que começou nesta segunda-feira (18/11), no Rio de Janeiro.
A reunião entre os mandatários é marcada por um histórico de tensões diplomáticas decorrente de ofensas que o argentino direcionou a Lula desde sua campanha presidencial em 2023.
Saudação fria e neutra
O jornal argentino Pagina12 chamou o cumprimento formal entre Milei e Lula de “saudação fria” em um evento que “começou sob tensão” para o chefe de Buenos Aires.
A matéria do Pagina12 ainda aponta que Milei foi o único presidente a chegar à Cúpula do G20 com uma pasta nas mãos, mantida na foto oficial entre os dois.
Já sobre Lula, a publicação afirma que o brasileiro “apertou a mão de Milei com um gesto sombrio”, além de oferecer um sorriso “que não foi correspondido”.
O Clarín não deixou de fora a mensagem de boas-vindas que o presidente brasileiro escreveu a Milei nas redes sociais: “Boas vindas ao presidente da Argentina, Javier Mile, na Cúpula do G20 no Brasil”, acompanhado de um vídeo do encontro entre os dois antes da abertura do evento.
u que o encontro entre os dois mandatários aconteceu “em meio à tensão e fortes diferenças políticas”, o que resultou em uma “saudação fria e uma foto formal, tudo pouco protocolar”.
A imprensa ainda comparou a recepção de Lula a Milei a de outros líderes. “Lula foi efusivo com outros chefes de Estado, a quem acolheu com sorrisos e abraços”, exemplificando com o presidente dos Estados Unidos, Joe Bide
https://twitter.com/i/status/1858508993791967447