Em resposta aos recentes ataques aéreos israelenses ao território iraniano, o governo brasileiro emitiu uma nota oficial neste sábado (26) manifestando “preocupação” com o avanço do conflito. O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, condenou o aumento da tensão entre os dois países e reforçou o apelo à contenção de todas as partes envolvidas.
No comunicado, o Brasil enfatizou a urgência de um cessar-fogo amplo no Oriente Médio e exortou a comunidade internacional a fazer uso de todos os mecanismos diplomáticos disponíveis para evitar que o conflito se aprofunde.
“O governo brasileiro acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção”, declarou a nota.
Entenda
Na madrugada de sexta para sábado, Israel lançou ataques intensos contra alvos militares no Irã, incluindo áreas próximas a Teerã e outras regiões estratégicas. Segundo o governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, a ofensiva foi uma resposta aos ataques iranianos ocorridos no início do mês. Os ataques israelenses miraram baterias de defesa aérea e instalações de produção de mísseis, resultando na morte de dois soldados iranianos.
Apesar da retaliação, Israel tem evitado atingir instalações petrolíferas e nucleares sensíveis, após apelos urgentes de aliados e nações vizinhas por moderação.
Em comunicado, Israel declarou que está preparado para novas ações caso o conflito se intensifique, alertando que qualquer ameaça ao Estado israelense será respondida. O Irã, por sua vez, minimizou os danos materiais, afirmando que sua defesa aérea evitou maiores destruições, enquanto tanto o Irã quanto o Iraque decidiram fechar seus espaços aéreos após o ocorrido.