No vídeo Carta Aberta às Mulheres, artistas e políticas perguntam: ‘Como você se sentiria se você terminasse com um homem e ele mandasse mensagens ameaçadoras diariamente?’
Em vídeo divulgado neste sábado (26), véspera de eleição municipal, a primeira-dama Janja, Ana Estela Haddad e outras apoiadoras de Guilherme Boulos (PSOL) relembraram o episódio de violência doméstica registrado em Boletim de Ocorrência pela mulher do prefeito Ricardo Nunes (MDB) contra ele em 2011.
No vídeo Carta Aberta às Mulheres, artistas e políticas perguntam: “Como você se sentiria se você terminasse com um homem e ele mandasse mensagens ameaçadoras diariamente?”.
Aparecem no vídeo, entre outras mulheres, as chefs de cozinha Bela Gil e Bel Coelho, as deputadas Erika Hilton (PSOL) e Sâmia Bonfim, a apresentadora Astrid Fontenelle e a psicanalista Vera Iaconelli. A cantora Bruna Volpi afirma que as vidas de seis milhões de mulheres estão em jogo neste domingo.
Em entrevista a jornalistas durante ato de campanha na tarde deste sábado, Nunes afirmou. “Ganhar ou perder faz parte, mas é importante ganhar de pé, não de joelhos. Esse tipo de jogo baixo só tenho a lamentar. Fazer uso de algo neste sentido é muito triste”. Sobre o vídeo, o atual prefeito disse que a publicação “é jogo baixo”.
Regina Carnovale Nunes, mulher do prefeito e candidato à reeleição, o acusou em 2011 de violência doméstica, ameaça e injúria. O caso foi revelado em 2020 pela Folha de S. Paulo. À época, Nunes era vereador e disputava a eleição como vice de Bruno Covas (PSDB). Eles seguem casados até hoje.
Durante a atual campanha, o tema veio à tona diversas vezes. Primeiro, Nunes disse que o boletim de ocorrência feito por sua esposa sobre o caso “é forjado”. Em seguida, deturpou sua fala e criou uma nova versão sobre o fato.