Cuba sofre um apagão em todo o país e anuncia ‘emergência energética’

Cuba sofre um apagão em todo o país e anuncia ‘emergência energética’

Compartilhe

Empresa cubana de eletricidade disse que ‘não há tempo definido para a restauração total’

Na manhã de sexta-feira (18), o sistema elétrico de Cuba sofreu uma “desconexão total” que deixou o país sem energia. O apagão maciço ocorreu depois que a Usina Termoelétrica Antonio Guiteras, a mais importante do país, quebrou causando uma “saída imprevista” de suas funções, de acordo com o Ministério de Energia e Minas.

Em uma breve mensagem nas redes sociais, o presidente Miguel Díaz-Canel declarou que as autoridades do país estão “dando prioridade absoluta à atenção e solução dessa contingência energética altamente sensível para a nação”, garantindo que “não haverá descanso até que ela seja

Emergência energética em Cuba
Na noite de quinta-feira (17), o primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, anunciou que o governo tinha decidido “ suspender todas as atividades de trabalho do Estado que não sejam estritamente essenciais”, dando “prioridade aos serviços para famílias e serviços vitais”, como centros de saúde ou produção de alimentos.

Assim, os empregos estatais não essenciais, as aulas em escolas e faculdades e todas as atividades culturais foram suspensas até segunda-feira. Prevendo um apagão no pico da demanda, quase 50% do país seria afetado ao mesmo tempo. Um dos maiores dos últimos meses.

Horas antes da transmissão nacional, o presidente Miguel Díaz-Canel apontou o bloqueio econômico como o principal culpado pela situação energética do país. Por meio de sua conta no X, destacou que “o complexo cenário que estamos atravessando tem como causa principal a intensificação da guerra econômica e a perseguição financeira e energética dos Estados Unidos, que dificulta a importação de combustível e outros recursos necessários para essa indústria”, em referência ao bloqueio que Washington mantém contra a ilha, diz o ICL.

Há meses, o país vem enfrentando extensos apagões, cada vez mais frequentes e generalizados, chegando a um déficit de energia de 30% da cobertura nacional.

Assim, a falha da Usina Termoelétrica “Antonio Guiteras” ocorreu em um momento em que várias usinas termoelétricas estavam planejadas para ficar fora de serviço, causando um apagão geral no país. A última vez que o país sofreu um apagão dessa magnitude foi após a passagem do furacão Ian, em setembro de 2022, que deixou todo o país na escuridão por vários dias.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: