Parcerias em fertilizantes e sistemas de pagamento transfronteiriços são foco das discussões.
Neste sábado (19), o Conselho Empresarial do BRICS realizou um encontro em Moscou, reunindo representantes das principais economias emergentes. O Brasil foi representado por Bruno Ferla, vice-presidente de Assuntos Corporativos da BRF Brasil, que ressaltou a importância de parcerias comerciais, especialmente na indústria de tecnologia e fertilizantes. Durante a reunião, foram discutidas as barreiras comerciais com a Rússia, um dos principais fornecedores de fertilizantes para o agronegócio brasileiro, além de desafios no comércio bilateral. “Esses foram tópicos centrais no grupo de trabalho de agronegócio”, afirmou Ferla.
Outro ponto de destaque na discussão, de acordo com reportagem da Sputnik, foi a integração dos sistemas de pagamento transfronteiriços entre os países do BRICS. Segundo Ferla, o painel abordou a necessidade de unir esforços para fortalecer a cooperação financeira, diante das avaliações econômicas impostas ao comércio internacional com a Rússia. “Precisamos materializar algumas dessas etapas, e acredito que 2025 será o momento para avançarmos com isso”, explicou o representante brasileiro, referindo-se à busca por alternativas que facilitem as trocas comerciais, especialmente com a China e Rússia, parceiros estratégicos do Brasil.
Ferla também comentou sobre a presidência da Rússia no BRICS, que terminou no final deste ano, destacando a organização e os avanços conquistados. Ele antecipou que, durante a presidência brasileira em 2025, o país deverá dar prioridade à agricultura, tecnologia e finanças no bloco. A próxima reunião do BRICS está marcada para ocorrer entre os dias 22 e 24 de outubro na cidade de Kazan, na Rússia.