Em reunião realizada na quarta-feira, foi destacada a importância de o governo continuar em busca do grau de investimento para o Brasil.
Em uma reunião realizada na quarta-feira (16) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, banqueiros elogiaram o encontro do petista com agências de risco, destacando a importância de o governo continuar em busca do grau de investimento para o Brasil.
Segundo o blog de Valdo Cruz, no G1, os banqueiros também manifestaram apoio à agenda do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet. Em resposta, Lula reiterou seu apoio a Haddad e reafirmou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal e o desenvolvimento econômico sustentável.
Entre os presentes, estavam os ministros Fernando Haddad e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, e os presidentes dos bancos Itaú, Santander, Bradesco e BTG.
Embora Lula não tenha criticado diretamente a alta dos juros, o tema foi levantado pelos banqueiros. Eles afirmaram esperar uma queda nas taxas de juros o mais rápido possível, já que as taxas elevadas não são do interesse do sistema financeiro.
Os banqueiros ainda disseram a Lula que ele já teve a experiência de ver o país conquistar o reconhecimento de bom pagador pelas agências de risco, o que atraiu mais investimentos para o Brasil. Por isso, ressaltaram que “é válido” perseguir novamente o grau de investimento.