Coalizão governista pede apoio da população após órgão eleitoral abrir investigação contra o presidente.
Na Colômbia, a coalizão do Pacto Histórico convocou para esta sexta-feira (11/10) mobilizações em defesa da democracia e do presidente Gustavo Petro, alvo de uma investigação do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país por supostas irregularidades durante a campanha eleitoral.
Com início às 10h30 (12h30 no horário de Brasília), na Praça Bolívar, em Bogotá, as forças progressistas convocaram a marcha com o lema “Petro não está sozinho”, “para defender a democracia, a Constituição e proteger as instituições”, segundo a senadora do Pacto Histórico María José Pizarro.
Em declarações aos meios de comunicação locais, a legisladora apelou aos colombianos que protejam “o mandato popular que entregamos juntamente com milhões de colombianos ao presidente Gustavo Petro”.
O Ministério da Cultura colombiano, chefiado por Juan David Correa, fez o primeiro apelo às manifestações: “música, arte, palavras, corpos em movimento. Juntos celebramos e defendemos a democracia “, declarou nas redes sociais, ao divulgar um convite para os protestos.