EUA identificam ataque ‘iminente’ do Irã a Israel e prometem resposta ‘severa’

EUA identificam ataque ‘iminente’ do Irã a Israel e prometem resposta ‘severa’

Compartilhe

Rússia “condena veementemente” os ataques israelenses ao Líbano e “apela” às autoridades para que retirem suas tropas do país.

Os Estados Unidos alertaram nesta terça-feira (1) que possuem indícios de que o Irã está se preparando para lançar um ataque com mísseis balísticos contra Israel. Segundo uma autoridade da Casa Branca, o governo americano está ativamente apoiando as defesas israelenses e advertiu o Irã sobre as “severas consequências” que enfrentará caso o ataque se concretize.

“Um ataque militar direto do Irã contra Israel trará graves consequências para o Irã”, afirmou a autoridade. A tensão crescente ocorre em meio à ofensiva israelense no sul do Líbano, onde unidades de comando e paraquedistas lançaram ataques recentemente.

O Irã ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações. De acordo com a agência Reuters, “no domingo, as Forças Armadas dos EUA advertiram o Irã contra a expansão do conflito e disseram que estão aumentando a capacidade de apoio aéreo na região e colocando as tropas em maior prontidão”.

A tensão entre Israel e o Hezbollah aumentou nos últimos dias após Israel matar um importante comandante do grupo armado libanês em um ataque aéreo. O cenário se deteriora rapidamente, com diversos atores regionais envolvidos, o que levanta preocupações sobre uma escalada generalizada no Oriente Médio.

Rússia condena ataques e pede retirada israelense do Líbano – Enquanto os Estados Unidos se preparam para uma possível resposta contra o Irã, a Rússia criticou duramente as operações militares de Israel no Líbano, informa o colunista Jamil Chade no portal UOL. Em um comunicado emitido nesta terça-feira, o governo russo pediu a “imediata retirada” das tropas israelenses do sul do Líbano, condenando o que chamou de “agressão armada” contra o país.

“A Rússia condena veementemente o ataque ao Líbano e apela às autoridades israelenses para cessarem imediatamente as hostilidades, retirem suas tropas do território libanês e busquem formas pacíficas de resolver o conflito no Oriente Médio”, declarou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. O governo de Vladimir Putin também expressou solidariedade ao povo libanês e reforçou seu apoio à liderança do país.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, já havia alertado na semana passada que as ações de Israel tinham o propósito de forçar o Irã a reagir, arrastando os Estados Unidos para uma guerra regional de grandes proporções.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: