Em discurso na abertura da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Lula saudou a primeira participação palestina no evento.
Nova York – Durante a reunião bilateral com o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, na manhã desta quarta-feira (25/9), em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um “rápido e caloroso” encontro com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, segundo informações da equipe de Lula.
O encontro não estava previsto na agenda e ocorreu um dia depois do discurso do brasileiro na abertura da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na qual ele fez menção à Palestina.
“Dirijo-me em particular à delegação palestina, que integra pela primeira vez esta sessão de abertura, mesmo que ainda na condição de membro observador. E quero saudar a presença do presidente Mahmmoud Abbas”, disse Lula nessa terça-feira (24/9).
Após o encontro desta quarta, Lula publicou nas redes sociais uma foto com Abbas e disse que manifestou a ele “solidariedade pelo sofrimento de mulheres e crianças palestinas com a violência e a necessidade de um cessar fogo imediato”. A referência é ao conflito entre palestinos e o Estado de Israel.
Na segunda-feira (23/9), ao receber uma premiação da Fundação Bill and Melinda Gates, por políticas de combate à fome e à pobreza, Lula afirmou que a ONU hoje “não tem coragem de criar o Estado Palestino”.
A Palestina é reconhecida como Estado por mais de 140 países, entre eles o Brasil, mas não possui atualmente um assento na ONU.
Reforma da governança mundial
Nessa agenda em Nova York, Lula tem defendido uma ampliação do Conselho de Segurança da ONU, dedicado a mediar e resolver conflitos internacionais, com a inclusão de representantes de países do Sul Global, como aqueles da África e da América Latina.