O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o prêmio GoalKeepers da Fundação Bill e Melinda Gates nesta segunda (23), em Nova York, pelas políticas de combate à fome implementadas em seus 3 governos, como o programa Bolsa Família.
“Presidente Lula, sua jornada, de uma experiência com fome na infância até se tornar um líder global é verdadeiramente inspiradora”, disse Bill Gates, ao apresentar o presidente brasileiro no evento, que ocorre na véspera do discurso de Lula na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Entre aplausos e risadas da plateia, Lula disse ter “obsessão” em combater a fome no mundo e lembrou seu passado pobre no Nordeste. “A fome não é um fenômeno da natureza. A fome é irresponsabilidade dos governantes do mundo, que não querem enxergar as pessoas mais pobres”, afirmou.
Ao longo do discurso, Lula fez várias referências a avanços tecnológicos e à exploração do espaço por bilionários, e defendeu o papel do Estado para os mais pobres. “O rico não precisa do Estado. A classe média alta não precisa do Estado. Quem precisa do Estado são as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, que não têm uma profissão, que não conseguiram inventar uma Microsoft.”
Em seguida, Lula disse ter colocado “o pobre no orçamento da União” e citou programas de suas gestões, como o Fome Zero e o Bolsa Família.