Evento reúne anualmente 193 chefes de Estado e de governo de todo o mundo, presidente brasileiro deve abordar também inclusão social, transição energética e a reforma da governança global
O presidente Lula vai discursar na próxima terça-feira (24) na abertura da 79ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EU). O discurso terá como foco o combate à fome e a crise climática, destacando temas prioritários da agenda brasileira.
O evento reúne anualmente 193 chefes de Estado e de governo de todo o mundo. Lula deve abordar ainda a inclusão social, a transição energética e a reforma da governança global, alinhando sua fala às propostas apresentadas pelo Brasil no G20.
O tema da Assembleia deste ano, proposto pelo presidente da Assembleia-Geral, Philemon Yang, de Camarões, será “Unidade na diversidade para a promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para todos”. O presidente Lula discursará logo após as falas do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente da Assembleia-Geral.
Roteiro de Lula na ONU
Lula, que chegará aos Estados Unidos neste sábado (21) e retornará ao Brasil na quarta-feira (25), também participará da Cúpula do Futuro, evento que debaterá crises emergentes de segurança, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e as ameaças e oportunidades das tecnologias digitais.