‘Vem de universidade em território ilegalmente ocupado’, diz Centro Acadêmico da UnB após suspensão de curso ministrado por sionista

‘Vem de universidade em território ilegalmente ocupado’, diz Centro Acadêmico da UnB após suspensão de curso ministrado por sionista

Compartilhe

Mobilização pró-Palestina levou Universidade de Brasília a cancelar evento com Jorge Gordin, docente de instituto sediado em Israel e defensor do governo de Netanyahu

De acordo com a agenda publicada pelo IPOL, o professor Jorge Gordin ministraria o minicurso “Política Territorial Comparada” entre os dias 11, 12, 18 e 19 de setembro.

Nafe revela que, num primeiro momento, houve resistência por parte da entidade universitária. Quando o CAPOL pressionou pelo cancelamento do evento, o IPOL mencionou a “liberdade de cátedra” como argumento para manter as palestras.

“É exatamente o mesmo argumento que foi utilizado quando nazistas fizeram estudos científicos com pessoas dentro dos campos de concentração”, disse a presidente do CAPOL.

Na quinta-feira, pouco antes do início do curso, o próprio IPOL publicou uma nota oficializando o cancelamento das atividades previstas com o docente.

“Para garantir a segurança da comunidade universitária, o IPOL decidiu cancelar as atividades previstas com o professor Jorge Gordin. Ao mesmo tempo, o Instituto lamenta e se coloca à disposição de todos(as) os(as) interessado(as) para promover debates, sempre com respeito às opiniões divergentes e à liberdade de cátedra”, afirma o comunicado.

A respeito dos critérios utilizados pelo IPOL para a organização do evento e o consequente convite a um professor sionista, Nafe apontou uma “falta de transparência” do instituto, uma vez que tais informações seguem desconhecidas.

“Mas uma coisa é preciso ser dita: dinheiro público brasileiro foi gasto para que esse professor viesse dar essa palestra na UnB. Dinheiro público da Universidade de Brasília, orçamento que vem de emendas parlamentares foi gasto para que esse professor chegasse até a Universidade de Brasília”, destacou.

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: